segunda-feira, 30 de novembro de 2009

OPINIÃO - A PRÓXIMA “GUERRA”

Quem acompanhou os acontecimentos que antecederam, na Assembléia, à aprovação daquele célebre empréstimo do Governo do Estado junto ao BNDES e do remanejamento dos quase R$ 600 milhões entre rubricas do Orçamento estadual pode imaginar o que acontecerá quando estiver em jogo o Orçamento de 2010.
Há um posicionamento até certo ponto insano de parlamentares da Oposição para obstacular algumas das principais mensagens enviadas, pelo Palácio da Redenção, à Casa de Epitácio Pessoa. Por outro lado, há uma Situação que age como se esperasse que os adversários se auto-anulem nos debates.
Os dois lados podem estar equivocados porque o radicalismo – de um lado – atrasa a realização de obras que, na essência, geram emprego, renda, ocupação, circulação de riquezas e outros detalhes que cabem aos técnicos observar e destacar.
Uma parte da bancada do Governo resolveu ir à luta e enfrentar a maioria oposicionista. Esse comportamento, porém, não é consensual. Há muita gente se esgueirando dos grandes debates e já há quem faça insinuações de que os ditos “omissos” teriam recebido benesses do Governo passado e estão, como se diz na linguagem popular, “com o rabo preso”.
Pode qualquer parlamentar estrilar achando que se comete uma ignomínia em desconfiar da cumplicidade da antiga oposição com o Governo de então. Ignomínia seria um oposicionista banquetear-se na mesa do Governo as escondidas.
Espera-se que os espertinhos de plantão não vejam, no Orçamento de 2010, o labirinto ideal para tentar aparecer no jogo político às custas de algo tão sério. Ali estão as vidas de pessoas (funcionários públicos ou não), de empresas (públicas ou não) e de vários outros organismos que dependem do Erário.
As mais recentes votações na Assembléia têm feito com que políticos tidos como sensatos, coerentes e pacíficos transformem-se, da noite para o dia, em virulentos terroristas, exímios articulares de procrastinação que não atrasam o Governo, mas a Paraíba.

Leia mais!

A SIMPLICIDADE DE KAIO

Uma das grandes virtudes do atleta é não se deixar transformar em pseudo-celebridade pelas vitórias.
Fiquei matutando sobre isso, nesta sexta-feira (27), ao observar a saída do nadador Kaio Márcio do Palácio da Redenção pouco depois de receber a Medalha do Mérito Esportivo.
Em companhia de uma amigo atravessou a rua, chegou à Praça João Pessoa e foi calmamente caminhando para o carro.
Nada de seguranças nem de ornamentos que o identificassem como a celebridade que ele, de fato, o é.
Era apenas um jovem comum andando pelo centro da sua cidade natal.

Leia mais!

ELEIÇÃO COM ESCULHAMBAÇÃO

Durante as campanhas, todos os candidatos dizem que suas instituições são isso, aquilo e aquilo mais.
Ninguém duvida de todas as qualidades, mas o que dizer da OAB-PB que, nas eleições de sábado passado, utilizou urnas eletrônicas e quase desmoraliza uma das principais bandeiras da Justiça Eleitoral?
O candidato Odon Bezerra foi proclamado presidente, mas ninguém sabia ao certo o resultado oficial.
Só muito tempo depois de encerrada a votação é que a assessoria do novo presidente informou os números.

Leia mais!

EDUCAÇÃO E ESCULHAMBAÇÃO

A área educacional no município de João Pessoa, se depender de alguns diretores de escolas e de supervisores, está virando uma zona.
Os professores estão, a cada dia, sendo vítimas de estudantes violentos, estúpidos e desinteressados e o pior é que esses projetos de marginais são favorecidos com a omissão dos diretores e supervisores.
Dia desses, um aluno teimava em falar ao celular em plena aula e a professora pediu para que ele desligasse o aparelho e deixasse sobre a mesa. O aluno não só se recusou, como foi à diretoria reclamar.
A diretora compareceu perante a turma e disse que se algum professor os pressionasse que fossem reclamar-lhe.
Desmoralizou a professora que, alguns dias depois, ainda está abalada e agora querendo abandonar a carreira.
Ela diz que alguns colegas também estão pensando em fazer o mesmo.

Leia mais!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O BODE DE KAIO MÁRCIO

Deu na Folha de São Paulo - informação não confirmada – que o nadador paraibano Kaio Márcio teria dado um calote na ex-treinadora dele, Rosane Carneiro.
Kaio teria deixado de repassar porcentagens dos seus ganhos á treinadora.
Isso estaria acontecendo porque ele anda treinando no Fluminense, do Rio?

Leia mais!

TERROR EM TAMBAUZINHO

Há muito que uma dupla de moto anda aterrorizando os moradores do bairro de Tambauzinho, em João Pessoa.
Os dois homens, com capacetes, ficam á espreita das vítimas nas esquinas e as pressionam em busca de dinheiro, celulares, etc.
Eles atacam descaradamente, mesmo que tenham pessoas nas proximidades, arrancando as bolsas das vítimas e fugindo em direção à avenida Beira-Rio.
E a Polícia não pode alegar que não tem conhecimento porque as autoridades são constantemente informadas desses fatos, mas não se vê nenhuma providência para acabar com os assaltos.

Leia mais!

IVANDRO AGRADECE

Recebi um longo e afetuoso telefonema do ex-senador Ivandro Cunha Lima agradecendo nota publicada neste espaço na qual era lembrado como um dos bons exemplos de ética na política paraibana, entre outros atributos.
Telefonema confortante, porém desnecessário, porque respeitar Ivandro é uma forma de respeitar um tempo em que a política, na Paraíba, ainda era uma atividade para ser comentada na sala, diante das crianças.
Essa atividade chegou a um nível de descrédito que, em tom de piada, já se pensa em pedir ao Ministério Público que proíba a publicação de fotos de políticos – nacionais e locais – acompanhando as notícias.

Leia mais!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

NOSSO MURO NÃO CAI

As duas últimas semanas têm sido dominadas por um sentimento de euforia, em todo o mundo, na comemoração pelos 20 anos da queda do muro de Berlim. É um comportamento plenamente justificável pelo que simboliza aquela ação, em favor da liberdade, o fim da opressão e o enterro da separação de um povo.
Os alemães não têm mais a barreira que não dividia apenas as famílias, mas distanciava afetos, sufocava carinhos, alimentava angústias, exacerbava a saudade, estimulava solidões, oxigenava ódios, mutilava desejos e deixava amores longínquos.Que bom ver cair o muro deles! E o nosso, aqui na Paraíba, quando cairá?
Essa é uma pergunta difícil de responder porque poucos percebem os muros que foram erguidos dividindo interna e isolando externamente os paraibanos em face de uma guerra política.
Yes, nós temos muro! Há mais de uma década esse Estado encontra-se literalmente dividido em duas facções que descontroem tudo aquilo que vinha sendo feito há séculos, que impõem barreiras às perspectivas de um desenvolvimento saudável.
Fala-se muito em “desenvolvimento sustentável”. A situação da Paraíba, essa sim, é insustentável. Ainda está para nascer o paraibano – ou paraibana – que colocará um ponto final nessa disputa inepta, que arranque um a um os tijolos do muro que nos separa do bom senso e da pacificação.
Se na Alemanha havia motivos econômicos, étnicos e ideológicos para tentar justificar o injustificável – a construção de um muro vergonhoso – aqui também há quem saboreie economicamente a diáspora paraibana, essa estúpida divisão que conspira contra o futuro desse Estado.
A diferença entre Berlim e a Paraíba é que, aqui, você pode ultrapassar o muro invisível que nos separa de Pernambuco, do Ceará, do Rio Grande do Norte... Melhor seria que ficássemos confinados, pois nos seria poupada a percepção de que esses Estados se desenvolvem, se agigantam dia após dia.
Pernambucanos, cearenses e potiguaras sabem que desenvolvimento não é apenas um vocábulo, não começa e termina como uma palavra, mas é algo concreto, até de concreto armado, que aparece nas obras arregimentadas pelos seus políticos.
Daqui, de trás dos nossos muros, saudemos:
Parabéns, Berlim! Rogai por nós!

Leia mais!

OPERAÇÃO TRANSPARÊNCIA

Essa tal de transparência não é brincadeira nem só conversa de sujeito “politicamente correto”.
O presidente do PTN de João Pessoa, Nicola Locomano, escarafunchou os subterrâneos do Sagres, no Tribunal de Contas do Estado, para concluir que a Prefeitura de João Pessoa andou desembolsando generosa quantia para – pelo menos – reês empresas apanhadas pela malha grossa da Polícia Federal na Operação Transparência.
Locomano diz que o Sagres registra pagamentos em torno de meio milhão de reais às empresas abocanhadas pela Operação da Polícia Federal, mas pode ser mais, muito mais dinheiro.

Leia mais!

ESCOLA INFELIZ

O que têm os publicitários paraibanos que, ao ganharem contas do Governo, se acham com o Rei na barriga?
Antes tão solícitos, amigos de todo mundo, humildes e solidários.
Agora, arrogantes, inacessíveis e achando que são herdeiros de alguma divindade.
Conheci muitos que agiram assim, em outros tempos, mas nada levaram para o túmulo a não ser o desprezo que conseguiram fomentar nos seus outrora admiradores.

Leia mais!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A DIGNIDADE DE IVANDRO

Passam-se os anos e não se desfaz, no meu armazém de personalidades, o respeito e admiração pelo ex-senador Ivandro Cunha Lima.
Ele é um dos raros casos de políticos paraibanos ainda vivos que não deixa quaisquer dúvidas sobre sua retidão de caráter, honestidade pessoal e ética.
Não se conhece de Ivandro nenhuma iniciativa ou gesto de traição a princípios ou pessoas, mantendo sua reputação ilibada sem passagens por delegacias ou tribunais.
É um caso raro de entrar e sair da política sem qualquer nódoa numa vida pública que já superou os 50 anos.
Mais do que homenagens, por isso, Ivandro Cunha Lima merece a reverência da Paraíba enquanto está entre nós.
E que permaneça por aqui, por muitos e muitos anos, mas é uma pena que a maioria dos políticos só tenha olhos e ouvidos para os que dão maus exemplos.

Leia mais!

ASSIS E WALDIR

Para quem acha que os ex-deputados Assis Camelo e Waldir dos Santos Lima estão desaparecidos:
Os dois estão envolvidos na aventura de lançar, em formato de livro, o relato de importantes acontecimentos ao tempo em que eram deputados estaduais.
A História agradece.

Leia mais!