sexta-feira, 27 de junho de 2008

OPINIÃO

Quem sabe faz a hora – Paulo Santos
O deputado Wilson Braga, hoje no PMDB, costuma dizer que político metido a sabido mais cedo ou mais tarde quebra a cara. O ex-Governador, com a experiência de mais de 50 anos de política, sabe do que fala, pois já participou de milhares de conchavos e articulações. É um professor e, infelizmente, sem um aluno para herdar sua sabedoria.
O presidente estadual do PMDB, José Maranhão, iniciou sua carreira política praticamente na mesma época do debut de Wilson Braga e, igualmente, acumula uma experiência excepcional no trato das situações políticas. Viveu inúmeras experiências, nos planos nacional, estadual e municipal que, relatadas, dariam vários livros.
Maranhão é, inclusive, um dos personagens centrais de uma das maiores disputas políticas no Estado nas últimas décadas e soube extrair lições importantes, conseguindo reverter um quadro aparentemente adverso contra o clã Cunha Lima e tornar-se a figura principal do PMDB no período pós-Humberto Lucena e pós-Antônio Mariz, entre outros.
Não há coincidência nem acaso para o fato de Maranhão estar novamente no epicentro de um episódio político que pode tornar-se histórico. O vulcão estourou nesta quinta-feira (26) quando o Conselho Político formado por Ricardo Coutinho deu uma demonstração de que está a serviço do alcaide e não do processo de transparência que todos os partidos defendiam.
Até ontem imaginava-se que Maranhão engoliria calado qualquer decisão de Ricardo Coutinho que não fosse um vice do PMDB ou, alargando os horizontes, do PT. Tudo indica que o líder peemedebista não conseguiu, em 2008, digerir a traquinagem do pupilo que ele ajudou a colocar na Prefeitura em 2004.
Consciente de que carrapeta não derruba pião, Zé partiu para o contra-ataque e mandou que o PMDB não só retirasse os nomes da lista de vices e, ainda, deixasse o próprio Conselho Político, segundo versões que correm na cidade. A ser verdade, é uma atitude digna, depois de tantas humilhações praticadas por Coutinho contra o PMDB nos últimos três anos.
A culpa, entretanto, não é exclusiva do alcaide. O PMDB tem parcela considerável nisso tudo. A pantomima criada com a indicação de Gervázio Filho na lista de vices, por exemplo, foi a maior de todas. O parlamentar disse, em alto e bom som, que essa indicação não era o seu sonho de consumo para 2008, porque seus olhos estão voltados para 2010.
Dentro de 48 horas – o espetáculo tem que terminar obrigatoriamente até segunda-feira – se saberá se Maranhão agiu com a característica austeridade ou se estava apenas jogando para a platéia. Como o PMDB tem convenção na segunda-feira (30), Maranhão pode até ser ungido candidato. E é aí que se poderia ver se Ricardo Coutinho de fato já é – ou não – uma liderança política consolidada.

Leia mais!

QUEM MADRUGA...

Os principais dirigentes do PSDB e do PDT praticamente não dormiram, pois cedinho estavam reunidos na casa do deputado federal Damião Feliciano (PDT), em João Pessoa.
Estão procurando uma saída para o imbróglio em que foram metidos pelo presidente do Partido Democrático Trabalhista no Estado, ex-prefeito Chico Franca.
Indeciso entre o Estado e a Prefeitura, Chico decidiu colocar o partido à disposição do prefeito Ricardo Coutinho, mesmo compondo a base aliada de Cássio.
Agora Chico não aparece nas negociações, mas o Palácio da Redenção começa a endurecer o jogo.

Leia mais!

SEM BOLA DE CRISTAL

Este blog avisou: o candidato in pectoris de Ricardo Coutinho, para seu vice, era o vice-presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas.
O alerta foi dado aqui dias atrás, neste espaço, após uma reunião do PSB de Cabedelo, em que Ricardo levou Edvaldo a tiracolo, em ritmo de campanha para Governador.
De lá para cá os fatos foram apenas comprovando essa informação, até o "estouro da boiada" nesta quinta-feira (26), após a reunião do Conselhão Político.
PMDB e PT, que acreditavam nas forças do seus tempos de TV no horário eleitoral gratuito, não podem dizer que a cigana lhes enganou.

Leia mais!

quarta-feira, 25 de junho de 2008

REUNIÃO DO “CONSELHÃO”

O presidente do “Conselho Político” do prefeito Veneziano Vital, Hermano Nepomuceno, está convocando reunião para esta quinta-feira (26), às 17 horas, no hotel Marc Center, em Campina Grande.
No cardápio, quase tudo que os políticos gostam: avaliação do quadro político-eleitoral, coligações proporcionais, mobilização sobre a convenção do próximo domingo e, também, conversa tapa-buraco sobre “Programa de Governo”.
Na convocação, nenhuma palavra sobre discussões a respeito da escolha do candidato a vice-prefeito.
Isso quer dizer que Zé Luiz está sacramentado. Ou não, como diria Caetano Veloso.

Leia mais!

“CORREIO” DESINFORMA...

O Correio da Paraíba está conseguindo desinformar seus leitores sobre o próprio segmento político que apóia.
Na edição desta terça-feira (24), o matutino que se auto-proclama “de maior circulação” informa na primeira página que haveria reunião do PMDB para discutir a questão do vice de Ricardo Coutinho (PSB).
O Correio anda viajando na maionese: não houve reunião, o presidente estadual do PMDB, senador José Maranhão, permaneceu no interior do Estado e o vice-presidente, Haroldo Lucena, sequer ligou o celular.

Leia mais!

...PARA FAZER PRESSÃO

O Correio não estava informando sobre reunião alguma, pois na realidade estava fazendo pressão.
Os dirigentes do jornal querem, a todo custo, que Maranhão envie a Ricardo Coutinho os nomes de cinco candidatos a candidatos a vice e não dois, como ficou decidido no Conselho Político.
Quando não está desinformando, o Correio está tentando manipular a opinião pública.

Leia mais!

sábado, 21 de junho de 2008

OPINIÃO

Que papelão, o do PMDB! – Paulo Santos
O falecido deputado Gervázio Maia deve estar se remexendo na cova e de onde estiver observando o quadro político pessoense por certo estará revoltado com o papelão feito pela bancada peemedebista na Assembléia Legislativa e envolvendo seu filho e líder da oposição, o deputado estadual Gervázio Filho.
Os deputados peemedebistas se reuniram e “indicaram” dois nomes ao Conselho Político para vice de Ricardo Coutinho (PSB). “Indicaram” é eufemismo para a pantomima que os parlamentares se envolveram, inclusive uma deputada como Iraê Lucena, que prima pela ética em todos os sentidos em respeito à herança genética.
Até o mais ignorante dos eleitores pessoenses sabe que não houve nenhuma “indicação”, mas apenas a colocação de um nome-biombo – no caso, o de Gervazinho – para fazer companhia ao ex-deputado federal Benjamin Maranhão nessa célebre sugestão de acompanhante do Prefeito na sua tentativa de reeleição.
É bom ressaltar, de início, que não há qualquer questionamento quanto à colocação do nome de Benjamin à disposição de Coutinho, tanto do ponto de vista político como da ótica ética. Tudo estaria na mais perfeita sintonia se o deputado Gervazio Filho não tivesse dito em entrevista aos repórteres que ser vice de Ricardo não está no seu projeto político.
Essa declaração denota que Gervazinho entrou na composição de forma aética e – quem sabe? – para impedir que outro nome de peso – como o do também deputado Trócolli Júnior ou o da ex-deputada Lúcia Braga – pudesse fazer parte do elenco de sugestões e conseguisse empanar o brilho do nome de Benjamin.
Aliás, esse triste espetáculo do Conselho Político que atende às ordens de Ricardo Coutinho é digno de figurar entre as grandes piadas políticas da Paraíba. Esse grupo tem a sacrossanta missão de juntar um punhado de nomes de desconhecidas celebridades, colocá-los num balaio e levá-los à Prefeitura onde Ricardo, numa atitude digna de um semi-Deus, vai ungir o nome que considera mais competente, mas amigo, mais leal, que arregimenta mais votos e com maior disponibilidade de tempo no horário eleitoral para ser seu vice.
E os outros nomes sugeridos pelo tal Conselho Político? Vão para o lixo político. Consideremos a hipótese de que o escolhido seja Benjamin e não Rodrigo Soares (PT). O jovem parlamentar petista tem competência, brilho próprio, votos e numa se envolveu em sanguessungagem, mas será preterido para ser vive. Tem valor para ser escolhido pelo povo, mas não cabe no apertado perfil que só Ricardo Coutinho conhece.
E o deputado Gervázio Filho, como fica? Seu projeto é manter a liderança da parte do clã Maia de Catolé do Rocha que permanece no PMDB, mas foi impelido para participar dessa estultice na Capital. Foi uma atitude que desafia a inteligência dos paraibanos e dos pessoenses em particular. Um ato insensato. Uma benesse de clã para clã. A sapiência de Gervazão, com todo o respeito pelo filho, não merecia isso. Aliás, neste portal, há um ano este locutor que vos fala dizia que o senador José Maranhão faria tudo e mais alguma coisa para indicar Benjamin como vice.

Leia mais!

REVIRAVOLTA NA IMPRENSA

Os festejos juninos estão mais agitados com a reviravolta que acontece em alguns setores da imprensa de João Pessoa.
Dois diários – o Jornal da Paraíba e O Norte – estão perdendo seus colunistas políticos.
A jornalista Gisa Veiga deixou o jornal de Campina Grande e, segundo as más línguas, por ter que não cumprir exigências – digamos – nada ortodoxas.
Nos Diários Associados, Luiz Torres diz que deixa a coluna para se dedicar de corpo e alma a um portal de notícias pertencente ao filho do senador Cícero Lucena.
Véspera de campanha política é sempre uma festa.

Leia mais!

BOM ALUNO

Quem não se lembra que, meses atrás, o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), esteve visitando Cuba?
Ninguém soube ao certo o que ele tinha ido fazer lá, mas agora parece que finalmente dá para perceber o objetivo da viagem.
Depois de se observar alguns pontos do projeto de Plano Diretor, enviado pela Prefeitura da Capital à Câmara Municipal, é óbvio que a inspiração foi no modelo totalitário de Fidel Castro.
Um modelo de socialismo arcaico e obsoleto idolatrado pelo alcaide de João Pessoa.

Leia mais!

EMPRESÁRIOS ABORRECIDOS

Não convidem diretores da empresa Alpargatas para assistirem festejos juninos, nos próximos anos, em Campina Grande.
Há quem garanta que vários executivos da empresa ficaram aborrecidos nesta sexta-feira (20) por terem passado o dia num hotel, sem poder conhecer a cidade.
À noite, ainda segundo os queixosos, ficaram isolados sem poder conversar com pessoas da terra.

Leia mais!

PANFLETAGEM PROIBIDA

Ainda a respeito do Maior São João do Mundo, em Campina Grande:
Diretores e funcionários do Hospital Regional ficaram decepcionados – para usar um termo light – diante da proibição da Prefeitura quanto a uma panfletagem no Parque do Povo.
O esquema de distribuição de pnafletos fazia parte de uma campanha de esclarecimento sobre o perigo dos fogos de artifício nesse período do ano.
A que nível chegou a mesquinharia política na Paraíba...

Leia mais!

sexta-feira, 20 de junho de 2008

MP QUER ADIAR VOTAÇÃO

O Ministério Público estadual, demonstrando um bom senso que poucos têm na Câmara Municipal de João Pessoa, vai pedir na Justiça o adiamento da votação do novo Plano Diretor da Capital.
Na Câmara Municipal, o próprio relator – Aristávora Tavinho Santos (PTB) – da bancada de sustentação do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) quer, juntamernte com o colega Severino Paiva (PSDB), que o Plano Diretor seja votado no segundo semestre.
O presidente da Casa, Durval Ferreira (PP), quer a aprovação a “toque de caixa” e de acordo com a suprema vontade do Prefeito, mesmo que alguns pontos sejam, digamos, polêmicos, para não dizer obscuros.
Cautela e caldo de galinha nunca prejudicaram uma cidade, não é, Durval?

Leia mais!

GIUCÉLIA, VICE

Giucélia Figueiredo, uma das vozes mais influentes do PT paraibano em Brasília, está de volta à terrinha e com uma missão.
Se depender dela e do Partido dos Trabalhadores poderá ser indicado candidata a vice-prefeita na chapa de Expedito Pereira (PSB), em Bayeux.
Giucélia foi assessora do (hoje vereador) então deputado-padre Adelino, depois diretora federal de Agricultura da Paraíba e, posteriormente, foi requisitada pelo Ministério da Agricultura, tendo sido candidata – sem êxito – à Câmara dos Deputados.

Leia mais!

ESTOURO EM PIANCÓ

O ex-prefeito de Piancó, Edvaldo Leite Caldas, esteve nesta quinta-feira (19) em João Pessoa e conversou com amigos sobre o assunto que mais gosta: política.
Mas nem tudo é tranqüilidade na seara de Caldas: ele espera ser recebido no Palácio da Redenção para saber a quem o governador Cássio Cunha Lima vai apoiar nas eleições deste ano em Piancó.
Edvaldo está particularmente aborrecido porque Cássio teria dito a amigos, em Brasília, que a atual prefeita Flávia Galdino, seria muito bem vinda ao seu esquema político.
Flávia, por sua vez, já teria anunciado que votará em Cássio para senador em 2010 quaisquer que sejam as circunstâncias.
Pode estar nascendo um rompimento no Vale.

Leia mais!

quinta-feira, 19 de junho de 2008

E O LÍDER ACERTOU...

O líder do Governo na Assembléia Legislativa, Ricardo Barbosa, não tem mais de quem reclamar devido à informação sobre o pagamento dos servidores da Assembléia Legislativa nesta sexta-feira (20).
No final da tarde desta quinta-feira (19) o Banco Real recebeu mais do que a autorização para pagar os funcionários da Casa de Epitácio: recebeu a folha do pessoal.
Servidores do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas, do Ministério Público Estadual e da Assembléia Legislativa terão um São João - e feriadão - com grana no bolso.
O Poder Executivo não se abalou.

Leia mais!

RÔMULO E NEY

O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital, não foi o prato principal de um jantar em Brasília, esta semana, mas esteve presente no cardápio.
À mesa, como convém nessa ocasiões, comensais especiais: o ex-senador Ney Suassuna (PMDB) e o deputado federal e pré-candidato a prefeito Rômulo Gouveia (PSDB).
Acertaram os ponteiros para deslanchar a campanha e, possivelmente, a nomeação de Cassiano Pereira – pupilo de Ney – para a Secretaria de Interiorização.

Leia mais!

DURVAL E A CÂMARA

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Durval Ferreira, precisa chamar o feito à ordem urgentemente na Casa de Napoleão Laureano.
Às vésperas do Legislativo entrar em recesso percebe-se que há sérios problemas políticos e administrativos: pagamentos de fornecedores e prestadores de serviço estão atrasados, as sessões declaratórias se acumulam e nenhum vereador teve ponto cortado, como anunciou Durval.
Experiente e competente, Durval não merece levar bolas nas costas, como se diz no jargão futebolístico.

Leia mais!

SILÊNCIO DO SISTEMA

Num ambiente onde se respira política, em João Pessoa, os interlocutores comentavam nesta quarta-feira (18), pouco antes do jogo Brasil x Argentina, os rumos da campanha municipal de João Pessoa.
A maior parte do debate foi tomada pelo fato de surgirem várias candidaturas às vésperas do encerramento dos prazos de realização das convenções.
Foi quando um “espírito de porco” resolveu jogar água no chope de todos:
- Por que o Sistema Correio de Comunicação não dá nenhuma notícia sobre as candidaturas de Chico Barreto, de Zé Mariz e de João Gonçalves?

Leia mais!

À PROCURA DE VICE

O candidato do PSL, Zé Mariz, vai consumir o final de semana à procura de um vice.
Não que não tenha partidos para se engajar na missão, mas o problema é atender também o interesse nas eleições proporcionais.
Zé não diz, mas já tem gente na mira.

Leia mais!

quarta-feira, 18 de junho de 2008

ADIANTAMENTOS SALARIAIS

Não se admire se encontrar funcionários dos tribunais de Justiça e de Contas e do Ministério Público esbanjando alegria nesta sexta-feira (20).
Uma fonte de Banco Real me confidenciou que essas três instituições estarão liberando o pagamento dos salários de junho nesta sexta-feira.
Os servidores do TCE têm um motivo a mais: receberão, ainda, adiantamento de 50% do 13º salário.
A indefinição fica por conta da Assembléia Legislativa que ainda não confirmou se paga – ou não – seus funcionários na mesma data.
O pagamento dos servidores do Estado deve acontecer nos dias 30 de junho e 1º de julho.

Leia mais!

COLEÇÃO DE AÇÕES

Um político de João Pessoa ostentava, esta semana, uma coleção de ações judiciais movidas pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB) contra jornalistas e empresas de comunicação da Capital.
Estão lá as mais diversas figuras e instituições, incluindo portais de notícia e emissoras de rádio eTV.
Curioso: não há uma só ação contra jornalistas ou empresas do Sistema Correio de Comunicação.
Por que será, hein?
Cartas para o bispo.

Leia mais!

COORDENAÇÃO DE CAMPANHA

O mais ácido crítico da secretária municipal de Saúde, Roseana Meira, o vereador Aníbal Marcolino (PDT), deve ir preparando dose extra de calmante para absorver o que andam comentando nos ambientes onde se respira política na Capital.
Segundo um peemedebista de quatro costados, Roseana deve superar a crise que atinge a área de saúde em João Pessoa e entrar firme na campanha pela reeleição de Ricardo Coutinho.
E não entrará como soldada, mas como generalíssima: só não coordenará a campanha se não quiser.

Leia mais!

terça-feira, 17 de junho de 2008

ANÍBAL PARA VICE

Que o ex-prefeito Chico Franca e o deputado federal Damião Feliciano – autoridades máximas do PDT da Paraíba - não sejam avisados, mas o vereador Aníbal Marcolino vai receber um convite formidável.
Nos ambientes onde se respira política, em João Pessoa, comenta-se que Zé Mariz Filho – leia-se PSL – vai convidar o parlamentar para ser seu vice.

Leia mais!

OUTRO CANDIDATO

Candidato derrotado a reitor da Universidade Federal da Paraíba, o professor José Rodrigues Filho já está enfronhado em nova campanha.
Ele já anunciou que será candidato a Prefeito pelo minúsculo PHS e tem planos de chamar o recém-lançado candidato pelo PSL, José Mariz Filho, para uma conversa de pé-de-orelha.
Zé Rodrigues quer convencer Zé Mariz a fazer coligação na majoritária – inclusive sendo o candidato vice dele - e na proporcional.
Dois Filhos numa chapa parece demais...

Leia mais!

SOLIDARIEDADE DOS MÉDICOS

Parabéns aos médicos que estavam de plantão nesta terça-feira (17) no Hospital Santa Isabel.
Colocaram a greve e as divergências de lado para socorrer um garotinho que chegou com o punho fraturado.
Se dependesse da Secretaria de Saúde do Município...

Leia mais!

RUIM É TER MEMÓRIA

Fazendo cobertura da Câmara Municipal de João Pessoa, para minhas colunas de jornal, assisti a muitos discursos do então vereador Ricardo Coutinho, à época no PT.
Um dos seus motes prediletos, durante os invernos da Capital, era criticar o então prefeito Cícero Lucena por causa dos alagamentos na avenida Beira Rio.
Passados três anos da administração de Ricardo Coutinho, a Beira Rio voltou a ficar intransitável à altura do girador do Altiplano.
O quadro se repetiu de forma dramática na rua e na Casa de Napoleão Laureano não houve qualquer denúncia.
O então vereador Ricardo Coutinho era mais eficiente como oposicionista de plantão.

Leia mais!

ZÉ, CANDIDATO

José Mariz Filho é alvoroçado, inquieto e inteligente, com política nas veias por herança de família, mesmo que o pai – o nosso conselheiro José Mariz – tenha enveredado pelos caminhos técnicos, primeiro na Chesf e hoje no Tribunal de Contas.
Zé Mariz, como conhecemos, resolveu voar alto sobre este canyon da política paraibana, depois de ter amargado um revés para vereador algum tempo atrás, o que prova que não se deixa alquebrar pelas intempéries.
Aventura? Necessidade de afirmação? Idealismo? Pragmatismo? Seja o que for a candidatura de Zé Mariz, já criou um problema para este locutor que vos fala e para outros: tínhamos dois amigos candidatos – João Gonçalves (PSDB) e Chico Barreto (PST) – e, agora, Zé, pelo PSL.
Que tenha sorte e que sua mensagem consiga sensibilizar os pessoenses.

Leia mais!

OPINIÃO

A cota das mulheres – Paulo Santos
A deputada Iraê Lucena (PMDB) disse a este portal que as mulheres “não estão querendo participar do processo político, neste ano”. Por isso os partidos estão com dificuldades para preencher a cota de 30% reservadas ao sexo feminino. Será que a parlamentar peemedebista utilizou o verbo correto? Pode ser que a questão não seja “querer”.
Talvez as mulheres estejam inibidas, nestas eleições municipais, por fatores desconhecidos que os partidos deveriam pesquisar. Poucas têm a condição de participar do processo político como têm a própria Iraê, Socorro Marques, Francisca Motta, Olenka Maranhão e Paula Frassinete, para citar apenas as que ocupam cadeiras nos legislativos.
Ponto um: os partidos somente se preocupam com o preenchimento das vagas quando as eleições se aproximam. Durante o intervalo entre um pleito e outro as agremiações partidárias sequer lembram que as mulheres têm oportunidade de participar da corrida eleitoral, seja para as Prefeituras ou para as Câmaras.
Ponto dois: os partidos políticos paraibanos são essencialmente masculinos e as mulheres os compõem, quase sempre, para referendar a cultura machista. Quem não lembra do caso das deputadas Lucinha Monteiro e Édina Wanderley que cumpriram mandatos na Casa de Epitácio Pessoa enquanto seus maridos eram prefeitos? Hoje os maridos são deputados.
Respeite-se a opção de ambas porque, enquanto desempenharam seus papéis na Assembléia Legislativa, o fizeram com plena liberdade de ação, mesmo que soubessem de que suas passagens ali seriam efêmeras e não longínquas, como as de Iraê, Motto e Olenka que já têm mais de um mandato.
Pode parecer simplório ou demagógico dizer que as mulheres precisam participar do processo político. É bom acrescentar: sobretudo porque ainda se precisa de uma dose – mesmo mínima – de idealismo na política. Muitas que conquistaram mandatos – em níveis federal, estadual e municipal – atuaram como homens que não souberam honrar o voto popular.
Não é o sexo que determina a qualidade do político, do médico, do jornalista, etc. É o caráter. Aí é que se percebe a necessidade de alargar os horizontes femininos nessa atividade, num Estado que nunca teve uma Governadora, encravado num país que nunca elegeu uma Presidente da República.
Se for para eleger mulheres com caráter igual ao da maioria dos homens que fazem política neste país é melhor deixá-las em outras profissões, anônimas, mas prestando serviços à população de forma positiva. A mulher não deve apenas cumprir a exigência das cotas, mas oferecer uma cota de sacrifício para melhorar a atividade política.

Leia mais!

segunda-feira, 16 de junho de 2008

JOTA SEM WILSON

O prefeito de Bayeux, Jota Júnior, recebeu a primeira defecção de peemebista à sua candidatura à reeleição: a do deputado federal Wilson Santiago.
Durante entrevista ao programa Correio Debate, da 98FM, Santiago disse que iria retribuir o apoio recebido de Expedito Pereira (PSB) nas eleições passadas.
Uma boa lição para Jotinha: dá-se aos amigos o apoio que os amigos lhe dão.

Leia mais!

sábado, 14 de junho de 2008

OPINIÃO

Parece, mas não é – Paulo Santos
Há muito que o corre-corre dos políticos sem consistência ganhou a sugestiva denominação de “salve-se quem puder”. O voto não vem pelo trabalho que têm no decorrer do mandato, mas do trabalho que eles dão aos integrantes do Executivo, principalmente àqueles indicados pelos próprios políticos.Agora mesmo, em João Pessoa, há um “salve-se quem puder”, com a maioria dos candidatos a vereador – os que tentam a reeleição e os que buscam chegar à Câmara pela primeira vez – se acotovelando nas principais vias de acesso àqueles que detêm poder em níveis estadual e municipal para escapar da guilhotina em outubro próximo.
Interessante nesse replay de eleições passadas é que todos se acusam mutuamente de fisiologistas, como se o fisiologismo fosse “mérito” de alguns e “demérito” de outros. Poucos, ou melhor, pouquíssimos conseguem manter coerência nos momentos decisivos de se posicionar por essa ou aquela candidatura.
Como o fator ideologis sumiu da política brasileira, também não vingam os esbregues sobre os pequenos, isto é, sobre vereadores, porque eles estão na ponta de um novelo onde há pedaços de linha mais grosos, mais influentes e que lhes repassam todos esses vícios da falta de personalidade política.
Nunca se sabe ao certo o que foi negociado por um presidente, um governador ou um prefeito com os partidos que o apóiam numa eleição. Fraternidade é que não foi. Irmandade, também não. Talvez seja o tal “espírito público” ou o “interesse pelo desenvolvimento do país, do Estado ou da cidade”. Interesses pessoais jamais entram nessa estória. É sacrilégio falar nisso.
O cidadão, que passa dois anos se dizendo com nojo de política, sempre está pronto para ir às urnas e sacramentar seu apoio em que lhes apela por um sufrágio. Tempos depois surgem as velhas acusações de que o povo não sabe votar. O povo pode até não saber em quem está votando, mas que vota errado, não. Cada voto naquela engenhoca eletrônica significa que quem menos demonstra interesse nas eleições é quem mais elege políticos. Bons ou ruins.

Leia mais!

UM OLHAR DE FORA

Uma personalidade, expoente do Direito brasileiro, que esteve esta semana em João Pessoa participando de um evento, confidenciou a um amigo durante jantar nesta sexta-feira (13):
- Estou há dois dias em João Pessoa ouvindo falar horrores dos problemas na área de saúde desta cidade e fico me perguntando porque as autoridades não demitem ninguém nem tomam providências enérgicas.
O interlocutor engoliu em seco sem ter coragem de dizer que os poderes públicos na Paraíba, de Cabedelo a Cachoeira dos Índios, estão pouco ligando para o chamado "bem comum".

Leia mais!

CAMARÃO EM BAIXA

Alô, alô, autoridades paraibanas: cuidem de socorrer os produtores de camarão, no Estado, antes que eles se acabem.
A queda no preço do dólar levou à falência quase todas as empresas que produziam camarão na Paraíba e não há uma política para ajudar os que teimam em permanecer nesta atividade.
Não há ajuda, sequer, para manutenção da infra-estrutura mínima que possibilite, por exemplo, a produçlão de gelo.
O maior criadouro de camarão de João Pessoa, situado em Mandacaru, foi vendido a uma empresa do Rio de Janeiro que, a cada três meses, leva entre 60 toneladas e 90 toneladas para aquele Estado.
Para fornecimento do pessoal da Capital, o camarão de bares e restaurantes é importado do Rio Grande do Norte.

Leia mais!

sexta-feira, 13 de junho de 2008

MEXEU NO VESPEIRO

A presença do empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade ao lado do governador Cássio Cunha Lima na audiência com Lula, em Brasília, suscitou diversos comentários.
O mais abrangente já lança Oliveira Andrade - um dos maiores revendedores da Ford do Brasil - como candidato a primeiro suplente de senador de Cássio em 2010.
O empresário é dono, em Campina Grande, da Vepel-Veículos e Peças Ltda.

Leia mais!

CÁSSIO E PAULINO

Cássio Cunha Lima (PSDB) e Roberto Paulino (PMDB) não se falavam provavelmente desde a campanha de 2002.
Nesta quinta-feira (12) o Governador e o ex-se falaram por telefone, mas sobre um assunto constrangedor.
Cássio informou que o Tribunal de Justiça pediu intervenção na Prefeitura de Guarabira - administrada por Fátima Paulino, mulher de Roberto - e quem assina esse ato é o Governador.
Como tem prazos para adotar essa providência - ou não - o Governador disse que não gostaria de assinar tal medida.

Leia mais!

quinta-feira, 12 de junho de 2008

INTERVENÇÕES EM PARTIDOS

Um passarinho, que costuma bisbilhotar conversas de dirigentes de partidos políticos, ouviu alguns sussurros interessantes.
A pequena ave não conseguiu ouvir a sopa de letrinhas, mas conseguiu captar vozes vindas de Brasília informando que podem acontecer quatro ou cinco intervenções em diretórios estaduais ou municipais na Paraíba.
E tudo indica, ainda segundo o bichinho, que essas providências não vão demorar.

Leia mais!

OPINIÃO

DA TRISTEZA AO ORGULHO - Paulo Santos
Talvez o mortal comum não entenda como pode uma parcela de deputados federais – a maioria presente àquela sessão – ressuscitar o imposto do cheque sabendo que a maioria da população é radicalmente contrária àquela matéria. Elementar, meu caro: eles não estão na Câmara dos Deputados representando o povo brasileiro.
São essas votações importantes que determinam de que lado estão os parlamentares e, pra variar, eles nunca estão na mesma linha de pensamento do eleitor, daqueles que os mandaram para Brasília, daquele que puxa um trem carregado de impostos e que dá uma vida nababesca aos integrantes do eternamente deslumbrado Governo Lula.
Observe o paciente internauta que esse comportamento parlamentar adverso não é um “privilégio” dos que têm mandato federal. Aqui bem pertinho – na Assembléia e na Câmara de Vereadores – a maioria das bancadas também está atrelada ao Governo e, por conseqüência, também está pouco se importante com que pensa o eleitor/contribuinte.
O problema não é que esses deputados e vereadores componham maiorias. Isso acontece nas melhores democracias do mundo. A insatisfação decorre da submissão natural que decorre do atrelamento direto ao Poder Executivo.
Despir-se completamente de qualquer atributo de caráter ou personalidade parece ser a principal característica de um apoiador dos governos, somando-se a isso a deliberada intenção de renegar todos os princípios que se supõem sejam normais no exercício de um cargo público. Bom caráter hoje, em política, somente nos discursos.
A observação pode ser cruel e machucar egos sensíveis, mas infelizmente há muito a política deixou de ser uma simples arte. Passou a ser a arte do engano. E de enganar eleitores, principalmente. Curioso é que muitos desses políticos têm formação humanística – são advogados, médicos, etc. – cujos conhecimentos profissionais renegam algo que não seja confiável, principalmente na área de Hipócrates.
Os poucos políticos que se destacam, atualmente, são aqueles que têm projetos grandes, que ambicionam vôos altos. A maioria – quase todos – se perde nas miudezas. Não têm competência para exercer mandatos e preferem embolsar polpudas verbas de gabinete do que contratar assessores que lhes propiciem melhor rendimento no trabalho legislativo. Depois não sabem porque não se reelegem...
Exemplo maior é o Senado. Um senador não vai à tribuna com um discurso que não tenha sido trabalhado por uma assessoria competente, que procurou se embasar de informações para dar um conteúdo irretocável ao pensamento externado. Os pontos de vistas podem não ser os mesmos dos eleitores, mas os argumentos são alinhavados com competência.
Mas Deus é muito generoso com este país. Os índices do setor educacional – inclusive no domínio público - estão melhorando e isso é sinal de que as próximas gerações serão melhores no trato com os políticos e até os futuros políticos, oriundos dessa mudança, poderão orgulhar seus eleitores. Os de hoje, porém, só nos causam tristezas.

Leia mais!

PROPAGANDA ENGANOSA

O contribuinte pessoense que assiste TV deve prestar atenção numa peça veiculada pela Prefeitura auto-elogiando a criação de várias "secretarias" como se fossem "obras" da administração municipal.
É a primeira vez, na história da publicidade oficial, que um Prefeito vem a público se vangloriar de ter aumentado o número de secretarias - e despesas - às custas do contribuinte.
A Prefeitura não diz, é óbvio, que criou estes cargos para aboletar apaniguados do Prefeito no célebre "Coletivo Ricardo Coutinho".
Trata-se, na realidade, de uma panelinha.
Ou melhor, panelona.

Leia mais!

JOÃO E A IDÉIA FIXA

O deputado João Gonçalves (PSDB) está tão focado, mas tão focado na pré-campanha para a Prefeitura de João Pessoa, que às vezes aparenta estar "viajando na maionese".
Repórteres se aproximaram dele nesta quarta-feira (11) querendo saber o resultado da reunião com o governador Cássio Cunha Lima e o presidente municipal dos tucanos, Ruy Carneiro.
João não contou conversa: começou dizendo que a postura da Prefeitura, em relação á greve dos médicos, era absurda.
Os repórteres insistiram e João inistiu no discurso, foirçando os jornalistas a debandarem.

Leia mais!

quarta-feira, 11 de junho de 2008

OPINIÃO

SUPREMA HUMILHAÇÃO – Paulo Santos
Os mais jovens – e os não tão velhos, também – não se lembram, mas houve um tempo na Paraíba em que alguns políticos colocavam o interesse público acima daquilo que lhes era vantajoso em nível pessoal. Um deles era Humberto Lucena, que pontificou duas vezes como presidente do Senado e a quem tive a honra de assessorar.
Estas linhas não são para incensar ninguém, mas para lembrar o tempo da chamada Nova República, que deveria ser inaugurada por Tancredo Neves, mas foi solenemente consagrada por José Sarney, na união de forças democráticas que implodiu o famigerado Colégio Eleitoral das eleições indiretas e devolveu o voto direto para Presidente.
Com uma bancada federal comandada por Humberto Lucena, a Paraíba chegou a ocupar ministérios – como Celso Furtado, na Cultura – e alguns organismos nacionais com nomes de valor, como Antônio Mariz (no BNH), Mário Silveira (diretoria do Banco do Brasil), além de Ronald Queiroz na Cobal e outros que fugiram à memória. À época eram 12, como os apóstolos.
Posteriormente e já sem influência de Humberto a Paraíba emplacou um ministro da Economia (Maílson da Nóbrega), o embrião do Ministério da Integração (com Cícero Lucena) sem contar os nomes de categoria que se destacaram no Poder Judiciário neste e em outros períodos. A Paraíba esbanjava talentos e os transformava em cargos e benefícios para o Estado.
Os mais jovens vão se lembrar destes tempos em que vivemos, com a Paraíba com uma bancada federal – a ala governista – satisfeitíssima com seus pleitos pessoais aprovados, mas o Estado completamente abandonado pelo Governo Federal e desprovido de qualquer influência nos governos Lula.
O atual Governo, que se autoproclama servir a um “país de todos”, foi o que deu menos atenção à Paraíba após a redemocratização. Este é um Estado isolado, desprestigiado, jogado às traças, sobrevivendo mais pela força do seu povo do que por obra e graça dos seus representantes.
Éramos felizes nos tempos de Sarney e de FHC e não sabíamos. Tempos em que reivindicar era um dever e uma obrigação por causa do mandato outorgado e não a solicitação de um favor. Os nossos políticos sabiam, naqueles tempos, que o imposto cobrado na Paraíba tinha o mesmo valor do que era cobrado em São Paulo.
A Paraíba fica mais pobre e seus políticos ficam cada vez mais ricos. Alguns aumentaram seus patrimônios pessoais em níveis estratosféricos e o Ministério Público Federal se recusa a investigá-los. Outros não resistiriam a meia hora de escuta telefônica autorizada pela Justiça. Nada disso, porém, vem às ruas: a culpa também é de uma parte da imprensa. E não é da parte boa.
Os jovens vão se lembrar dos tempos atuais em que a Paraíba não ocupa cargos federais e ainda vê as representações de Brasília sendo retiradas daqui e levadas para outros Estados, sem qualquer protesto da bancada federal. Os Correios já se foram e a Agência de Aviação Civil está indo. Eles nos humilham e nossos representantes se calam.

Leia mais!

RESISTÊNCIA DE SOCORRO

Até integrantes da oposição, em Patos, se perguntam porque a deputada Socorro Marques (PPS) resiste à idéia de retirar sua candidatura a prefeita daquele município e emprestar apoio à candidatura do também deputado Dinaldo Wanderley (PSDB), pois ambos integram o esquema político do governador Cássio Cunha Lima.
Há quem garanta que Socorro desistiria da candidatura se algo fosse feito pelo Governador para dar bons frutos ao filho da parlamentar, Manassi, que tentará substituir a mãe na Assembléia Legislativa em 2010.
Até agora não houve nenhum aceno do Palácio da Redenção nesse sentido e o impasse continua.

Leia mais!

FORÇA DO PDT EM CAMPINA

Alguns setores ligados ao esquema político do governador Cássio Cunha Lima têm resistido á indicação da médica Lígia Feliciano como candidata a vice na chapa de Rômulo Gouveia, mas os que apoiaram a idéia argumentam com a força do PDT em Campina Grande.
"Quem deve menosprezar um partido que tem um deputado federal, dois deputados estaduais e dois vereadores bem votados?", indaga um desses adeptos da indicação de Lígia, também considerada como grande força na periferia.
"Quando Rômulo subir nas pesquisas pode ter certeza de que ela é responsável por 7% ou 8% dos índices obtidos pelo Gordinho", diz a mesma liderança campinense.

Leia mais!

terça-feira, 10 de junho de 2008

MISSÃO EM ITAPORANGA

O presidente estadual do PTB, deputado federal Armando Abílio, não brinca em serviço.
Depois de ter defenestrado o grupo do ex-prefeito Will Rodrigues, ele se tornou o articulardor-mor em Itaporanga, onde apresentará o vereador Berguinho como candidato do seu partido a prefeito, tendo um peemedebista como vice.
Vencer a eleição não será fácil, pois do outro lado estará o ex-deputado Djacy Brasileiro (PSDB), tendo como vice uma mulher filiada ao PPS, indicada por André Villarim.

Leia mais!

O PAÍS DA IMPUNIDADE

Ainda repercute, em todas as consciências, a prisão de uma senhora que furtara comida de um supermercado, por estar desempregada e com os filhos esfomeados.
Marcos Valério, o carequinha que financiou o mensalão para o PT se esbaldar no Congresso, foi condenado pela Justiça de Minas Gerais a um prisão em regime aberto pela compra de notas fiscais, mas suas pena foi convertida em multa de dois salários mínimos e dois anos de prestação de serviços comunitários.
Como diria o título do livro de Sebastião Barbosa, o Brasil é o país da impunidade.
Para que serve a tal Lei do Colarinho Branco?

Leia mais!

CONVITE A LULA

É praticamente impossível que ele possa comparecer, mas o presidente Lula foi convidado para a famosa missa de Santo Antônio, em Piancó, na próxima sexta-feira (13).
O convite teria sido endereçado pelo governador Cássio Cunha OLima, com o respaldo de algumas lideranças com mandatos federais.
Talves o convite tenha sido feito á pessoa errada: Dilma Roussef agora participa de casamento, batizado, velório...

Leia mais!

OPINIÃO

QUAL SERÁ O DEM PÓS-ELEIÇÃO? - PAULO SANTOS
A Paraíba tem quatro partidos que podem ser verdadeiramente considerados dessa forma. O PMDB, o PSDB, o DEM e o PT dividem esse pódio, apesar da agremiação do deputado federal Luiz Couto não ir bem das pernas quando se trata de correr as maratonas oficiais a cada quatro anos.
Na faixa intermediária, candidatos a partidos políticos, estão o PSB, o PP e o PPS, seguidos de longe pelo PR, o PV e outros menos vistos pelos eleitores. Nesse segundo segmento, a sopa de letrinhas não dá para alimentar um desabrigado pelas chuvas. Até mesmo porque todos os partidos estão se lixando para os desabrigados.
Dos quatro grandes, o DEM Não vive o mesmo inverno rigoroso do PT, mas precisa melhorar sua performance municipal em 2008 para engrossar mais a voz em 2010 no momento em que tiver de disputar a sucessão do governador Cássio Cunha Lima e garantir um candidato que possa substituir o senador Efraim Morais na cadeira que hoje ocupa.
É bem verdade que o DEM, quando ainda era PFL, sempre fez papel de coadjuvante nas novelas políticas, compondo as chapas e oferecendo seus préstimos para o PMDB, por exemplo. Alcançou o Olimpo exatamente quando Efraim foi eleito em 2002 para o Senado. Espera-se que não tenha parado de crescer.
Há um aspecto entre os partidos políticos paraibanos no qual talvez o DEM não se insira: o de ter satélites. O PDMB, por exemplo, tem o PSB do prefeito Ricardo Coutinho tentando se tornar nave-mãe nas viagens eleitorais. O PSDB tem, também, o seu satelitizinho de estimação que é o PTB de Armando Abílio.
Ao que se observa, o DEM não tem satélites, mas pode adquiri-los se sair fortalecido das eleições municipais, pujante o suficiente para entrar na raia disposto a ganhar medalhas na briga pelo Palácio da Redenção. Há uma movimentação incomum para atrair os jovens para a nova mensagem pefelista.
O DEM vai ser testado num terreno onde os demais grandes já emergiram fortes. A responsabilidade do senador Efraim Morais e demais democratas é relativamente maior, portanto, do que as de Maranhão e seus peemedebistas ou de Cícero Lucena e seus tucanos amestrados. Com satélites ou não, o DEM está diante do seu primeiro grande desafio.

Leia mais!

segunda-feira, 9 de junho de 2008

EFRAIM E AS CONVENÇÕES

O presidente estadual do Democratas, senador Efraim Morais, fez um tour pelo Sertão neste final de semana, onde incluiu Sousa - assistindo ao lanaçmento de um livro sobre Antônio Mariz - e Cajazeiras - participando do lançamento do Xamegão, o São João da terra. Ele agora espera definição do PSDB da Capital para convenção conjunta. A partir daí entra em ritmo de "Se Vira Nos 30" para dar conta de tanta convenção interior afora.

Leia mais!

DUAS PERDAS

É terrível começar uma semana sabendo que dois amigos se despediram da vida, mas temos que nos conformar com isso.
Um deles é Zé Bezerra, velho companheiro chefe dos fotógrafos da antiga Secom das Trincheiras, com quem convivi e dividi boas histórias.
O outro é Afonso Pereira, que dispensa quaisquer comentários, com uma vida totalmente dedicada ao engrandecimento intelectual da Paraíba a partir do Lyceu Paraibano, passando pela UFPB e pelo Unipê.
Que ambos descansem em paz.

Leia mais!

QUEM AVISA...

O colunista e o diretor de um instituto de pesquisa da terrinha jogavam conversa fora, no final de semana passado, quando uma informação surpreendeu.
O executivo, que conhece como poucos os humores da opinião pública, disse que os dirigentes do Sistema Correio de Comunicação deveriam ter cuidado.
Teriam caído bastante os índices do conceito que a classe média pessoense tem do Correio e que a postura do condomício liderado pelo empresário Roberto Cavalcanti está transformando o governador Cássio Cunha Lima em vítima.

Leia mais!

domingo, 8 de junho de 2008

OPINIÃO

CRIATURA ENGOLE O CRIADOR-PAULO SANTOS
O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), vem se movimentando com incomum desenvoltura por todo o Estado para quem seria apenas candidato à reeleição na Capital. Há vários aspectos que merecem análise nessa airosidade, a começar pelas despesas que isso acarreta ao contribuinte pessoense, mas fiquemos apenas no aspecto político.
Ser candidato a governador da Paraíba foi psicologicamente enraizado em Coutinho desde que ele obteve a retumbante vitória para Prefeito, com a preciosa ajuda do PMDB de José Maranhão e - à época – o cambaleante Governo de Cássio Cunha Lima, além do sério comprometimento da imagem do ex-prefeito e hoje senador Cícero Lucena, envolvido na Operação Confraria.
Que não se venha falar em coincidências, pois isso não existe em política. Nada acontece por acaso, podendo receber contribuição apenas das circunstâncias. E alguns pormenores podem ser utilizados pelo candidato de forma que haja ganhos de nacos da opinião pública em função do desgaste de terceiros. Nada demais numa atividade que envolve pessoas muito inteligentes.
No caso do prefeito Ricardo Coutinho, observa-se que ele é um exímio aproveitador das circunstâncias, atraindo para sua seara os benefícios dos erros alheios, especialmente com o poderio de mídia que acumulou antes mesmo de assumir o mandato, tendo despejado posteriormente um volume de recurso$ inusuais para a Prefeitura de João Pessoa.
A nova vítima de Ricardo, nesse condomínio de erros políticos de outrem, é o comandante-em-chefe-do-PMDB, o senador José Maranhão, também tido e havido como exímio articulador, mas reconhecidamente vinculação a uma forma tradicional de se manter no poder, mesmo que aqui e acolá dê alguns passos em direção à modernidade.
Pois é nesse confronto entre tradição versus vanguarda que o prefeito Ricardo Coutinho aposta para, senão alijar, pelo menos eduzir o poderio de Maranhão para as eleições de... 2010. As eleições de 2008, na avaliação de Ricardo e seus apaniguados, já está no papo e tudo que acontecer este ano será assimilado silenciosa e modestamente por Maranhão, cujo partido é forte no conjunto do Estado, mas não tem poderio de confronto na Capital.
E porque Ricardo aventura-se no confronto com Maranhão? Elementar, meu caro: o desgaste do peemedebista em função da demora do Judiciário em decidir o confronto do ex-Governador com o governador Cássio Cunha Lima. Todos os prazos dos peemedebistas, para o líder assumir o Palácio da Redenção, estão sendo tragados pelo tempo.
De posse da fatia expressiva do eleitorado da Capital, falta a Ricardo apenas estender seus tentáculos para outras regiões, mas isso já está sendo providenciado. A primeira derrota de Maranhão, para Ricardo poderá ser a indicação de Edvaldo Rosas – candidato in pectoris de Coutinho – a vice para as eleições de outubro próximo. Indicação que, se concretizada, deixará Maranhão calado e em busca de explicações, mas que vai engolir em seco, isso vai.

Leia mais!

sábado, 7 de junho de 2008

CAMPANHA DA FAIXA

A Prefeitura de João Pessoa gastou rios de dinheiro com peças para TV e jornais, outdoor e outros meios de comunicação para fazer uma ampla campanha pelo respeito á faixa de pedestre. Muito louvável se a Prefeitura não tivesse parado por aí, depois de encher os bolsos de meia dúzia de pessoas. A principal campanha de conscientização, já se sabe, é em relação aos motoqueiros. Muitas vidas estão sendo ceifadas por imprudência, excesso de velocidade, passagem em sinais fechados, etc. A Prefeitura finge que não tem nada a ver. Tem - e muito - inclusive porque os acidentados não vão para hospitais municipais, mas para o Trauma. Administração insensível, como esta, João Pessoa verá poucas vezes.

Leia mais!

TRE CASSA MAIS DOIS

Mais dois vereadores paraibanos estão engrossando a lista de cassados pelo TRE-PB por infidelidade partidária. Alexsandro Brás Albuquerque, de Barra de São Miguel, e Erizônia Henrique Pereira, de Cacimba de Dentro, são as duas novas “vítimas”. Finalmente aparece uma luz no fim do túnel e a Justiça resolve acabar com essa farra no troca-troca de partidos. Só falta, agora, chegar aos majoritários.

Leia mais!

INDEFINIÇÃO DO CLÃ BRAGA

O clã Braga - liderado pelo deputado federal Wilson Braga - continua titubeando em Conceição sem candidato na briga pela sucessão de Alexandre. Pode ser a ex-deputada Vani Braga. A oposição, que agora tem fortes perspectivas de vencer as eleições de outubro, vai com Nilson Lacerda, cujo pai foi aliado de Wilson.

Leia mais!

DIVERGÊNCIAS NO PTB

Ninguém sabe quando terão fim as divergências no PTB da Paraíba. É possível que apenas em 2010. Há muito, por exemplo, os presidentes estadual e municipal do partido, Armando Abílio e Aristávora Tavinho Santos, declararam apoio à reeleição de Ricardo Coutinho em João Pessoa. O senador Carlos Dunga, entretanto, disse que vai apoiar a candidatura do deputado João Gonçalves a Prefeito da Capital. O possível mediador do litígio - o governador Cássio Cunha Lima - não vai meter a mão nessa cumbuca.

Leia mais!

sexta-feira, 6 de junho de 2008

TAVINHO, 1º E ÚNICO


Você está vendo uma imagem dentro do círculo, na foto acima? É o vereador Aristávora Tavinho Santos. Ele não foi destacado por causa dos seus belos olhos nem porque tem que estar assim nas fotos. Ele está realçado, neste espaço, por ter sido o único vereador de João Pessoa - pasmem! - a comparecer à audiência pública - a primeira de um ciclo - destinada a discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Não se sabe bem se Tavinho compareceu porque é o relator da matéria, mas de qualquer modo merece aplausos por - pelo menos ele - ter ido à sessão. Eis porque diz-se que uma imagem vale por mil palavras. E por milhares de votos.

Leia mais!

DESGASTADO, MAS EM CAMPANHA...

O prefeito Ricardo Coutinho e o seu vice (...presidente do PSB) Edvaldo Rosas estiveram em Cabedelo esta semana. Foram endossar a candidatura de Marcos Patrício no enfrentamento com Zé Régis. Estavam junto de Ronaldo Pessoa, do deputado Leonardo Gadelha, Edir Mendonça e Severino dos Ramos. Houve algumas outras intenções, na visita de Ricardo, além de prestigiar Patrício: dar visibilidade a Edvaldo Rosas, sinalizar para as eleições de 2010 e tentar unir sua imagem ao jovem Gadelha no vizinho município. Um dos presentes à reunião observou a este escrivinhador: "O Prefeito de João Pessoa visita Cabedelo, mas ainda não visitou nenhuma maternidade da Capital, cujos médicos estão em greve. Ele faria melhor se evitasse o desgaste na periferia da Capital. Vi todo mundo de salto alto". Pense num aliado consciente!

Leia mais!

EUFORIA NO NINHO

Um passarinho, que costuma rondar ninhos de aves de grande porte, observou uma alegria fora de época dos tucanos de Campina Grande. Segundo a pequena ave, o PSDB recebeu uma pesquisa de opinião pública para consumo interno que demonstra a reconfiguração do quadro eleitoral em favor de Rômulo Gouveia (foto) quando o governador Cássio Cunha Lima entra em cena. O pequeno pássaro teve acesso a índices, mas não os revela nem sob tortura. Até por causa do rigores da lei.

Leia mais!

REFORÇO PARA JACÓ

O deputado Jacó Maciel (foto) vai ganhar um reforço extra durante a sua campanha para prefeito de Queimadas. O atendimento à saúde dos eleitores ganhará o médico Aníbal Marcolino. Vereador em João Pessoa e primeiro suplente da coligação que elegeu Jacó em 2006, Aníbal vai se dedicar em tempo integral à missão de eleger Jacó e garantir uma cadeira na Assembléia Legislativa nos próximos dois anos. De quebra, a voz do mais ferrenho crítico do prefeito Ricardo Coutinho passará a ecoar por todo o Estado, talvez provocando sérios arranhões na imagem estadual que o Prefeito de João Pessoa tenta criar.

Leia mais!

POLIANA E O PLANALTO

Está cada vez mais difícil a situação política de D. Maene, mulher do deputado Verissinho e candidata a prefeita de Pombal pelo PMDB. É que sua adversária, D. Poliana (PT), viúva do prefeito Jairo, formou uma mega-coligação (inclui PP, PSDB, DEM e outros menos votados) e recebeu uma forte injeção de ânimo. Amiga pessoal do presidente Lula e da mulher dele, D. Marisa, dias atrás Poliana foi chamada ao Palácio do Planalto para uma conversa reservada e passagem pelo Alvorada. Lula deu ordens expressas ao PT de que tem interesse direto e será o único palanque que terá um representante pessoal dele na campanha, na Paraíba. Desde então as ONGs estão se desdobrando para que nada falte à candidata petista. O vice de Poliana é Geraldinho Arnaud (PSDB), sobrinho do ex-prefeito de João Pessoa, Carneiro Arnaud.

Leia mais!

quinta-feira, 5 de junho de 2008

TRAIÇÕES NA ASSEMBLÉIA

O jornalista Agnaldo Almeida foi mais uma vítima do grupinho que se apoderou da periferia da presidência da Assembléia Legislativa. O neguim Agnaldo não quer nem precisa de cargos para fazer a feira e para ser respeitado. Ao contrário de outros, que participam desas tramas sórdidas para derrubá-lo, não vive de trair os amigos e´posar de queridinho diante dos que o conhecem ou dos que não têm intimidade com ele. Almeida não precisa de solidariedade porque é um profissional consagrado. Eu o conheço desde que foi meu primeiro editor na velha A União quando os que hoje buscam prejudicá-lo sequer imaginavam atravessar os umbrais de um ambiente de respeito. É uma pena que o deputado Arthur Cunha Lima, íntegro e enérgico como é, não esteja vendo o que acontece ao redor dele. Mas nunca será tarde para desmascarar os traidores, até porque todos nós sabemos quem anda "aprontando" essas velhas lições de mau-caratismo às custas de polpudos salários e falsos afagos.

Leia mais!

ARTICULAÇOES EM PATOS

Tudo indica que a chapa do deputado Dinaldo Wanderley, para disputa da Prefeitura de Patos, terá uma mulher como vice. O médico José Tota está sendo chamado para fazer a indicação, por inspiração do deputado Wilson Braga. Há quem garanta, inclusive, que existem articulações para o primeiro suplente do PSB - Bonifácio- assumir a vaga de Braga na Câmara dos Deputados, por 120 dias, visando a facilitar as negociações. É esperar pra conferir.

Leia mais!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

NOVOS MINISTROS DO STJ

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (4), os nomes de três indicados pelo presidente da República para vagas de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). As vagas foram abertas com o falecimento do ministro Hélio Quaglia Barbosa e as aposentadorias dos ministros Francisco Peçanha Martins e Raphael de Barros Monteiro Filho. Por 54 votos a quatro foi aprovada, primeiramente, a indicação de Luis Felipe Salomão, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Em seguida, por 50 votos a três, o Plenário aprovou o nome de Mauro Luiz Campbell Marques, proveniente de lista enviada ao Poder Executivo pelo Ministério Público. Por fim, foi aprovada a indicação de Geraldo Og Nicéas Marques Fernandes, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco. (Com Agência Senado)

Leia mais!

EITEL EM PITIMBU

O secretário de Segurança Pública, Eitel Santiago, visita o município de Pitimbu nesta quinta-feira (5), a partir das 14 horas. Durante a estadia na cidade ele vai receber veementes apelos para que reforce o efetivo policial na área, pois o reinício da pesca da lagosta começa a atrair a presença de ladrões e até a modalidade de seqüestro-relâmpago começou a ser desenvolvida por aquelas bandas, inaugurada com um comerciante como vítima. Eitel vai ouvir, por exemplo, que os marginais fazem suas estrepolias e fogem para a cidade de Goiana, em Pernambucp, considerada como uma das mais violentas do vizinho Estado.

Leia mais!

MARIZ E A IDÉIA DE BIU

O jornalista Severino Biu Ramos está com (mais) uma boa idéia: escrever a biografia do falecido governador e senador Antônio Mariz. Biu, que já biografou João Agripino e Tarcísio Buriti, está com os dedos de molho, pois essa empreitada não é fácil. Exige, entre outras coisas, razoáveis estadias em Brasília e Sousa, mas sem patrocínio a iniciativa fica praticamente impossível. Enquanto Mariz não vem, Biu curte o sucesso de vendas do livro sobre o também falecido governador Tarcísio Buriti: foi o mais vendido na livraria Siciliano, do Manaíra Shopping.

Leia mais!

RAPOSO, CANDIDATO A VICE

O multimídia Manuel Raposo da Costa - procurador aposentado, editor e degustador dos bons vinhos - voltou à intensificar sua atividade política. Passou mais um final de semana em Ibiara e foi convencido a voltar a ser vice-prefeito do município (cargo que já ocupou). Vai participar do candidato da Situação. Além do maciço apoio da família Ferreira, Mané também leva a tiracolo o expressivo prestígio do deputado Wilson Braga.

Leia mais!

ESTAMOS AGUARDANDO

Graças a Deus nenhum colunista político do Correio da Paraíba ou qualquer dos seus queridos parentes necessitou dos préstimos da saúde municipal nos últimos dias.
Os colunistas do jornal de maior circulação do Estado - segundo seus próprios institutos - têm ignorado olimpicamente o caos que se estabeleceu no setor, na Capital.
Os nossos diligentes colunistas, sempre ávidos por criticar a falta de medicamentos, as falhas do Hospital de Traumas e até as estruturas dos shoppings da Capital não têm convenientemente visto os problemas nos PSFs ou nas maternidades municipais.
Vai ver, além da devoção que têm ao Prefeito da Capital, também estão amparados em valiosos planos de saúde.
Pelo menos nessa questão da saúde não há Robin Hood no Correio da Paraíba.

Leia mais!

NOVO VISUAL

A busca pelo aprimoramento é constante, principalmente num veículo novo vinculado á internet, a rede mundial de computadores. Com a preciosa ajuda da companheira Rogéria Pontes conseguimos chegar a esse novo modelo de blog: o azul que tem sido a característica do portal Psonlinebr.com; o verde que dignifica a cidade de João Pessoa no mundo; e maiores espaços para a informação, seja ela política ou não. Esse novo visual continuará hospedando o mesmo entusiasmo das velhas colunas políticas dos jornais e da TV por onde caminhamos até chegar por aqui, sem medo da censura e sem guardar segredos. Esperamos que a nossa satisfação possa ser compartilhada por todos. Brevemente, nesse espaço de blogs do PSonlinebr.com teremos novidades. É esperar para vermos o somatório. Tudo para agradar ao leitor/internauta.

Leia mais!